REPORTAGEM, POESIA E HISTÓRIA
Histórias de personalidades negras são retratadas em pinturas nos muros de Mesquita, na Baixada Fluminense
Milton Nascimento, Pelé, Zezé Motta, Nelson Mandela e Martin Luther King. Essas e outras personalidades negras ganharam vida em muros do de dois bairros de Mesquita, na Baixada Fluminense. As obras de arte a céu aberto que contam um pouco da história dos povos negros no Brasil e no mundo fazem parte do projeto Revitalizart, parceria entre os artistas e a Prefeitura de Mesquita, que desde o ano passado vem colorindo muros do município com diversas temáticas.
Os painéis desta etapa, feitos por artistas negros, estão nos muros da linha férrea da Avenida Baronesa de Mesquita. [...]
— Acho que é crucial dar visibilidade a personagens negros, muitas vezes apagados dos livros de história. O grafite acaba sendo um multiplicador dessa história. Temos que ressaltar que não basta apenas contar a história de personagens históricos, é preciso dar representatividade às pessoas negras. [...] A nossa história deve de ser contada pela gente — afirma Airá.
Entre os rostos retratados nos murais se destacam nomes como André Rebouças, engenheiro neto de escravos e um dos maiores abolicionistas do Brasil, assim como José do Patrocínio, jornalista, escritor e importante ativista, além do cantor Milton Nascimento e o xará, o ator Milton Gonçalves, a atriz Zezé Motta, o Rei Pelé, entre outros.
[...]
😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍
CANÇÃO: CORAÇÃO DE ESTUDANTE (Milton Nascimento)
Clique para Apreciação da Música
Clique para Análise do gênero textual
Comentários
Postar um comentário