PECUÁRIA E INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
Texto original e integralmente publicado em <https://www.significados.com.br/pecuaria/> e modificado para fins didáticos.
PECUÁRIA
A pecuária se refere à atividade econômica de criação de animais para a produção de alimentos e outras matérias-primas para consumo, como couros, peles e ossos.
Praticada desde [7.000 a.C], é uma das atividades mais antigas desenvolvidas pelo homem.
A atividade pecuarista é responsável pelo fornecimento dos mais variados tipos de carne e também pelos alimentos de origem animal, como o mel, o leite e os ovos. [...]
Os principais exemplos de produtos da indústria pecuária são da:
- Bovinocultura: vacas e bois;
- Suinocultura: porcos;
- Avicultura: frangos, perus, patos e outras aves;
- Ovinocultura: ovelhas e carneiros;
- Caprinocultura: cabras e bodes;
- Equinocultura: cavalos e éguas;
- Bubalinocultura: búfalos;
- Pscicultura: peixes;
- Apicultura: abelhas.
FONTE: https://www.significados.com.br/pecuaria/
Texto original e integralmente publicado em <https://www.consumidormoderno.com.br/2017/03/21/diferencas-alimentos-natura-processados-ultraprocessados/> e modificado para fins didáticos.
As diferenças entre alimentos in natura, processados e ultraprocessados
O Guia Alimentar Para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 2014, define [os] alimentos da seguinte maneira:
In Natura – Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.
Minimamente processados – Alimentos minimamente processados são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas. Exemplos incluem grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados ou congelados e leite pasteurizado. Por definição, cortes de carne resfriados entram nessa categoria.
Ainda são minimamente processados produtos extraídos de alimentos in natura ou diretamente da natureza e usados pelas pessoas para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias. Exemplos desses produtos são: óleos, gorduras, açúcar e sal;
Processados – Os considerados processados são produtos fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in natura ou minimamente processado, como legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães;
Ultraprocessados – Essa categoria corresponde a produtos cuja fabricação envolve diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industrial. Exemplos incluem refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos de pacote e macarrão instantâneo. Enlatados, embutidos, frituras também estão nessa categoria.
OBS: Segundo o Guia Alimentar, limpeza, remoção de partes não comestíveis, secagem, embalagem, pasteurização, resfriamento, congelamento, moagem e fermentação são exemplos de processos mínimos que transformam alimentos in natura em minimamente processados. Note-se que, como em todo processamento mínimo, não há agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento.
ASSISTA AO VÍDEO:
Comentários
Postar um comentário