O QUE É CULTURA DIGITAL?

Texto, originalmente, publicado por Conexia Educação. Em 23 dez. 2021.
Disponível em: https://blog.conexia.com.br/cultura-digital/.
Modificado para fins didáticos.

CULTURA DIGITAL

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/12552/cultura-digital-o-que-e-e-quais-ferramentas-podem-ser-utilizadas
Cultura digital é um conceito que descreve como a tecnologia e a internet estão moldando a maneira como nos comportamos, pensamos, nos comunicamos e interagimos na sociedade. Trata-se de um produto decorrente do desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (DTIC), presentes em nosso dia a dia.
Seu avanço possibilitou inúmeras contribuições para a sociedade, transformou o mundo e a forma como interagimos nele. Hoje, as tecnologias digitais são tão onipresentes que o estudo da cultura digital compreende todos os aspectos da vida cotidiana, pois [facilita] a relação entre humanos e tecnologia em âmbito pessoal, profissional, social, econômico, político e, claro, educacional.
O conceito surgiu após a Internet ser [espalhada] como uma forma de comunicação de massa e em razão do uso generalizado de computadores pessoais e outros dispositivos, como smartphones e tablets.
Fonte: https://blog.conexia.com.br/cultura-digital/

NAVEGADORES E BUSCADORES

Fonte: https://www.terra.com.br/byte/internet/saiba-escolher-o-melhor-navegador-para-voce,1c45169666b0e622f1fc860b3ffd0b2acw7mot8y.html

O que é um navegador?

Navegadores são softwares [programas; aplicativos] instalados em um computador, smartphone ou qualquer outro dispositivo inteligente. É por meio desse programa que as pessoas podem acessar a internet. Entre os navegadores mais conhecidos, encontram-se o Google Chrome, o Microsoft Edge, o Safari e até alguns navegadores privados, como o Avast Secure Browser.

O que é ferramenta de busca?

Uma ferramenta de busca também é um software, mas ao invés de ser instalado no seu computador, ele fica no servidor do seu dono. Por exemplo, o Google fica nos servidores da Alphabet, enquanto o Bing fica nos servidores da Microsoft. O acesso às ferramentas de busca é feito via sites.
Fonte: https://blog.avast.com/pt-br/the-differences-between-browsers-and-search-engines

ALGUNS PROBLEMAS CAUSADOS PELO USO ERRADO DA CULTURA DIGITAL





Diretrizes previstas por entidades médicas estipulam um limite de uso para crianças na internet

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta um limite conforme a idade e etapas do desenvolvimento infantil.

  • Evitar a exposição de crianças menores de 2 anos às telas, sem necessidade (nem passivamente);
  • Para crianças com idade entre 2 e 5 anos, limitar o tempo de telas ao máximo de 1 hora/dia, sempre com supervisão de pais, cuidadores ou responsáveis;
  • Para crianças com idade entre 6 e 10 anos, limitar o tempo de telas ao máximo de 1 a 2 horas/dia, sempre com supervisão de pais ou responsáveis;
  • Para adolescentes com idade entre 11 e 18 anos, limitar o tempo de telas e jogos de videogames a 2 e 3 horas/dia, e nunca deixar “virar a noite” jogando.
  • Para todas as idades: nada de telas durante as refeições e desconectar-se 1 a 2 horas antes de dormir.

As consequências do acesso de crianças na internet

O acesso aos celulares e tablets nos primeiros anos de vida pode trazer grandes prejuízos, segundo pesquisa realizada pela Universidade do Ceará e pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em parceria com outras instituições.

Cientistas acompanharam 3.155 crianças cearenses do nascimento até os 5 anos de idade. Segundo a pesquisa, em média, 69% de todos os participantes foram expostos a um tempo excessivo de tela.

Nos primeiros 12 meses de vida, 41,7% dos recém-nascidos tiveram acesso a vídeos e outros estímulos visuais passivos além da medida, porcentagem que aumenta e bate 85,2% quando chegam aos 4 e 5 anos.

O levantamento mostrou que cada hora de uso dos dispositivos eletrônicos diminuiu consideravelmente a capacidade de comunicação, de resolução de problemas e de sociabilidade dos pequenos. (grifo nosso)

Fonte: https://www.childfundbrasil.org.br/blog/criancas-na-internet-uso-de-telas/

Comentários

Postagens mais visitadas