O QUE É CULTURA DIGITAL?
CULTURA DIGITAL![]() |
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/12552/cultura-digital-o-que-e-e-quais-ferramentas-podem-ser-utilizadas |
Seu avanço possibilitou inúmeras contribuições para a sociedade, transformou o mundo e a forma como interagimos nele. Hoje, as tecnologias digitais são tão onipresentes que o estudo da cultura digital compreende todos os aspectos da vida cotidiana, pois [facilita] a relação entre humanos e tecnologia em âmbito pessoal, profissional, social, econômico, político e, claro, educacional.
O conceito surgiu após a Internet ser [espalhada] como uma forma de comunicação de massa e em razão do uso generalizado de computadores pessoais e outros dispositivos, como smartphones e tablets.
NAVEGADORES E BUSCADORES
![]() |
Fonte: https://www.terra.com.br/byte/internet/saiba-escolher-o-melhor-navegador-para-voce,1c45169666b0e622f1fc860b3ffd0b2acw7mot8y.html |
O que é um navegador?
O que é ferramenta de busca?
ALGUNS PROBLEMAS CAUSADOS PELO USO ERRADO DA CULTURA DIGITAL
Diretrizes previstas por entidades médicas estipulam um limite de uso para crianças na internet
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) orienta um limite conforme a idade e etapas do desenvolvimento infantil.
- Evitar a exposição de crianças menores de 2 anos às telas, sem necessidade (nem passivamente);
- Para crianças com idade entre 2 e 5 anos, limitar o tempo de telas ao máximo de 1 hora/dia, sempre com supervisão de pais, cuidadores ou responsáveis;
- Para crianças com idade entre 6 e 10 anos, limitar o tempo de telas ao máximo de 1 a 2 horas/dia, sempre com supervisão de pais ou responsáveis;
- Para adolescentes com idade entre 11 e 18 anos, limitar o tempo de telas e jogos de videogames a 2 e 3 horas/dia, e nunca deixar “virar a noite” jogando.
- Para todas as idades: nada de telas durante as refeições e desconectar-se 1 a 2 horas antes de dormir.
As consequências do acesso de crianças na internet
O acesso aos celulares e tablets nos primeiros anos de vida pode trazer grandes prejuízos, segundo pesquisa realizada pela Universidade do Ceará e pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em parceria com outras instituições.
Cientistas acompanharam 3.155 crianças cearenses do nascimento até os 5 anos de idade. Segundo a pesquisa, em média, 69% de todos os participantes foram expostos a um tempo excessivo de tela.
Nos primeiros 12 meses de vida, 41,7% dos recém-nascidos tiveram acesso a vídeos e outros estímulos visuais passivos além da medida, porcentagem que aumenta e bate 85,2% quando chegam aos 4 e 5 anos.
O levantamento mostrou que cada hora de uso dos dispositivos eletrônicos diminuiu consideravelmente a capacidade de comunicação, de resolução de problemas e de sociabilidade dos pequenos. (grifo nosso)
Fonte: https://www.childfundbrasil.org.br/blog/criancas-na-internet-uso-de-telas/
Comentários
Postar um comentário