PODCLASS - UMA AULA PRÁTICA SOBRE TEXTO ENTREVISTA

Tia Sandra (Orientadora Escolar em entrevista para os alunos da 303/2023

Entrevista concedida pela Orientadora Educacional, a “Tia Sandra”, aos alunos da turma 303/2023, do professor Damião Gouvêa, do CIEP Municipal Padre Nino Miraldi, Mesquita, em 07 de novembro de 2023.

MATHIAS – Tia Sandra, qual a idade da senhora?

SANDRA – Eu tenho 54 anos.

MARIANA – Fale sobre sua família.

SANDRA – Então, deixe eu me apresentar que eu ainda não tive oportunidade, meu nome é Sandra Regina Brito, sou casada, tenho uma filha de 27 anos, que é psicóloga. E fui agraciada em estar aqui com vocês em Mesquita. Foi um presente esse concurso, [quando] primeiro passei para P2 (professora), como o professor Damião e tenho orgulho de ser professora. E, também, tive oportunidade de passar como professora orientadora educacional, como professora especialista.

DIOGO – Você tem um bichinho?

SANDRA – Ah! Se eu tenho um bichinho? Eu tenho três bichinhos! Eu tenho o Negão, a Dara e a Preta, são três cachorrinhos que eu amo muito, são os meus cachorrinhos de estimação!

LAVÍNIA – Como e quando a senhora escolheu essa profissão?

SANDRA – Bom, esse trabalho, na verdade, eu tenho que agradecer muito a Deus e depois a minha mãe, como muitas mães que são trabalhadora doméstica, em casas de família e, lá, ela tinha sua patroa e as filhas da patroa que trabalhavam em escola, eram supervisoras, professoras e minha ela dizia pra mim desde pequena: - Você vai ser professora! – eu confesso que não me via professora, mas ela desejou por mim e assim o fez. Estou eu aqui professora!

KAIO – Tia Sandra, onde você nasceu e onde você mora?

SANDRA – Eu nasci no Rio mesmo, na Baixada, sou de Nova Iguaçu! Nasci em casa, diferente de vocês que nasceram em hospitais, era só eu e minha mãe. E foi uma situação muito bacana. Continuo morando em Austin, no bairro do Tinguazinho agora, só mudei de bairro, no caso, eu morava na Vila Jurema, Praça do Batuta e, hoje, eu moro no Tinguazinho.

GUILHERME – Qual seu sentimento por essa escola?

SANDRA – Olha, é um sentimento, assim, de amor! Mas um amor e um desejo, acima de tudo, daquilo que nós, hoje, eu, professor Damião e toda a equipe de professores e educadores, de um modo geral, têm o desejo de vê-los muito brilhantes, um futuro diferente! Vou até me permitir lhe fazer uma pergunta: - Você, o que você deseja para o seu futuro?

GUILHERME – Eu quero ser marinheiro.

SANDRA – Então! O meu desejo é, daqui há alguns anos, ver o Guilherme marinheiro! E pra isso a gente está aqui se doando.

MARIA EDUARDA - Fale sobre o seu trabalho.

SANDRA – O meu trabalho é um trabalho tipo o trabalho das formiguinhas, que elas vão levando algumas sementes, elas vão semeando algumas outras coisas e é um trabalho que eu vou fazendo assim com muito carinho, muita dedicação e, ainda, que não veja depois, eu sei, tenho certeza que, no futuro, vocês serão como o Guilherme disse que vai ser marinheiro, o que a gente faz hoje, tanto eu quanto o professor Damião, no futuro, vocês serão! Aí, eu torno a dizer: - O que você vai ser quando crescer?

MARIA EDUARDA – Médica!

SANDRA – Médica! Meu trabalho, hoje, é cultivar, em você, esse desejo de médica! É ver você se dedicando, se esforçando e dar o meu melhor pra que você se prepare para o seu futuro, a futura doutora Maria Eduarda! [RISOS].

 

PERGUNTAS RÁPIDAS

SHIRYI - Sonho?

SANDRA - Ah! De ver o desejo de vocês se concretizar! Escola é isso!

ÂNGELO - Personalidade?

SANDRA Deus!

LAWANNY – Prato favorito?

SANDRA – Frango assado! [RISOS] Eu sou simples!

STEPHANI – Um lugar?

SANDRA – Praia!

ANA VITÓRIA – Cor favorita?

SANDRA – Terra!

ANA CLARA – Um momento?

SANDRA – Um momento, um desejo, são os meus momentos de reflexão!

JHENNIFER – Se a sua vida fosse um filme...

SANDRA – Eu assistiria novamente!

 

A turma aprendeu que uma entrevista pode ser estruturada, que é quando o entrevistador já tem um roteiro previamente preparado para questionar o(a) entrevistado(a). A entrevista pode ser não estruturada, quando a entrevista toma um caminho mais espontâneo ou, até mesmo, semiestruturada, que é uma mistura dos dois formatos anteriores.

Comentários

Postagens mais visitadas