ENTREVISTA OU REPORTAGEM? EIS A QUESTÃO...

TEXTO I

O Brasil não conseguiu registrar avanços significativos no desempenho dos estudantes em leitura, em matemática e em ciências no mais importante ranking mundial de educação. O resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) divulgado nesta terça-feira (3) aponta ligeiro aumento da nota média, mas os estudantes brasileiros seguem entre os últimos 10 colocados na prova de Matemática.

O exame, cujas provas foram aplicadas no ano passado, é realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os resultados negativos para a educação brasileira foram verificados mesmo com a expansão da lista dos países participantes, que passaram de 70 para 80.

TEXTO II

[...] No futuro teremos a substituição do plástico por materiais biodegradáveis, por exemplo?

AMIR KLINK - O plástico é um produto maravilhoso que eu não vejo substituição. Não adianta fazer um belo discurso ecológico e entrar no carro e sair dirigindo. Um carro é praticamente feito de plástico e não tem como substituir. O pára-choque, mangueiras, conectores, tudo. Carro elétrico feito todo em alumínio não vai rolar. O que eu não gosto na história do plástico é o maldito “plástico reciclável” porque não é reciclável de fato. Ele se degrada fisicamente, mas então ele começa a entrar na cadeia alimentar e aí não tem graça. Não quero comer sushi de propileno.

A ativista sueca Greta Thumberg viajou para Nova York em um veleiro para não queimar combustíveis fósseis e fazer seu discurso na ONU. O que o senhor acha dela?
AMIR KLINK - Acho que ela deveria fazer mais ações afirmativas e não apenas protestos. Fazer protesto hoje com as mídias sociais e aparecer para mídia do mundo inteiro é muito fácil. Acho uma atitude totalmente hipócrita. Não concordo com uma linha do que ela fala, quero ver o que ela faz. Achei bacana ela fazer a travessia, mas em um veleiro chique, com o papai do lado, algo que não quero que as minhas filhas façam. [...]

TEXTO III

Nuno Crato, economista e matemático, foi ministro da Educação e Ciência de Portugal de 2011 a 2015. Alguns o apontam como um dos grandes responsáveis pela melhoria do ensino no país, embora ele prefira dizer que “foi uma tarefa de muita gente, principalmente, dos professores, por muito tempo”. [...]

A melhora da educação portuguesa de 2000 para 2015 é inegável. É um dos poucos países da OCDE que aumentou sua pontuação em todas as edições do PISA, em leitura e matemática. Porém, na última edição do levantamento, de 2018, a nota média e o percentual de reprovações pioraram um pouco. Por que isso está acontecendo?

Nuno Crato: Temos que olhar os dados com cuidado. De 2003 a 2015, as políticas educacionais dos diferentes governos foram focadas na demanda e clareza dos planos de estudo. Isso trouxe resultados muito positivos. Nos exames internacionais mais conhecidos (PISA, TIMSS), Portugal passou do último lugar da OCDE para a média, mesmo acima dela em leitura. Além disso, não apenas as notas gerais melhoraram, mas, ao mesmo tempo, a porcentagem de baixo desempenho diminuiu (reprovados). 
[...] Os alunos são enganados quando lhes é oferecido um sucesso artificial, sem exigência. Desde 2015, começou-se a dizer que exigir todos igualmente era usar critérios econômicos para a educação e produziria discriminação. Portanto, desde então, menos atenção tem sido dada aos resultados, e eles têm piorado.
Além disso, a piora tem sido notada principalmente entre os piores alunos. Um exemplo é a percentagem de reprovações no TIMMS (prova de matemática para alunos do 4º ano organizada pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement): 20% em 2011, 18% em 2015, 26% em 2019. Para mim, isto é não é surpreendente. Sempre disse que a exigência não só ajudava os resultados gerais, mas, principalmente, os alunos mais carentes.

TEXTO IV

O carioca Lucas Tejedor, de 18 anos, é o único brasileiro na lista de 50 finalistas do Global Student Prize 2022, ranking divulgado em 21 de julho pela Varkey Foundation e que elege os "melhores estudantes do mundo".
Morador de Bangu, na Zona Oeste do Rio, e aluno do 4º ano do ensino médio técnico do CEFET-RJ, ele gasta 5 horas no transporte público para ir e voltar do colégio (entre ônibus, trem e trechos a pé), gosta de correr (faz 5 km em 21 minutos e 30 segundos), planeja cursar faculdade de direito e quer trabalhar com análise de políticas públicas para avaliar, por exemplo, "como solucionar a fome de uma determinada região".

FONTES:

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/sucesso-educacao-portugal-nuno-crato/
https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/12/03/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-matematica-e-ciencias-e-fica-estagnado-em-leitura.ghtml
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/07/29/brasileiro-eleito-um-dos-melhores-estudantes-do-mundo-gasta-5-horas-por-dia-no-transporte-publico-para-ir-e-voltar-da-escola.ghtml
https://istoe.com.br/o-governo-deve-parar-de-bobagens-e-investir-em-educacao/

Comentários

Postagens mais visitadas