SATÉLITES ARTIFICIAIS

Texto, originalmente, publicado por  TODA MATÉRIA
Disponível em:  https://www.todamateria.com.br/satelites-artificiais/.
Modificado para fins didáticos.
Os Satélites Artificiais são equipamentos criados pelo homem com o intuito de explorar o Universo. São corpos lançados no espaço por meio de foguetes destituídos de tripulação que orbitam os planetas, outros satélites ou o Sol, sendo utilizados para o aprofundamento dos estudos acerca do Sistema Solar. Geralmente, eles podem ser observados a olho nu do planeta Terra.
Satélite Artificial Orbitando o Planeta Terra

A história dos satélites artificiais começa no século XX, com o lançamento do primeiro veículo espacial construído pelo homem [...].

Destarte, em 4 de outubro de 1957 foi lançado pelos soviéticos o primeiro satélite artificial da Terra: o Sputnik I, e em 3 novembro 1957, foi lançado o Sputnik II.

Meses depois, em 31 de janeiro de 1958, os Estados Unidos lançam seu primeiro satélite: o Explorer 1. O primeiro satélite brasileiro, denominado “Satélite de Coleta de Dados” (SCD-1) foi lançado em 1993.

Atualmente, os satélites artificiais desempenham importantes funções. Ele são desenvolvidos através de sistemas tecnológicos de ponta e utilizados para diversos fins, os quais colaboram com o avanço científico de diversas áreas do conhecimento e consequentemente para o desenvolvimento da sociedade.

Cerca de 3000 satélites artificiais estão em funcionamento em todo o planeta Terra, permitindo enviar sinais do espaço para o aprofundamento dos estudos nos sistemas de comunicações, navegações, geológicos, climáticos, militares, dentre outros. [...]

TIPOS DE SATÉLITES ARTIFICIAIS

De acordo com a função que realizará no espaço, os satélites artificiais são classificados em:

  • Exploração: denominado também de “satélites científicos”, esses satélites são utilizados para realizar pesquisas sobre o Universo e o Sistema Solar. Esse trabalho é realizado por meio de telescópios, instrumentos de observação astronômica, sendo o telescópio espacial Hubble, o mais conhecido.
  • Observação: utilizados para criação de mapas e observações do meio ambiente terrestre, eles monitoram sobretudo o planeta Terra, por exemplo, os da série Landsat.
  • Comunicação: utilizado para os meios de comunicação e telecomunicações, de forma que envia os sinais de televisão, rádio, telefonia e internet, por exemplo, os da série Brasilsat.
  • Navegação: utilizado por diversas embarcações, substituiu a bússola, por exemplo os da série Inmarsat (Satélite Marítimo Internacional). Note que o sistema de posicionamento global, conhecido como GPS utiliza os satélites artificiais.
  • Meteorologia: utilizados para monitorar o tempo e o clima no planeta Terra, por exemplo, os da série Meteosat.
  • Militar: utilizado para estratégia militar, ou seja, para observar outros territórios, sendo também denominados de “satélites espiões”, por exemplo, o Programa de Suporte à Defesa (DSP).

Sondas Espaciais

Também utilizadas para exploração do Universo, as sondas espaciais representam uma espécie de satélites artificiais, ou seja, são naves espaciais não tripuladas, entretanto, são lançadas para fora do campo gravitacional da Terra.

As sondas espaciais são enviadas com equipamentos e câmeras para observar outros planetas, satélites, cometas. Há também as sondas enviadas para interceptar os meteoros que atingiriam o planeta Terra.

Satélites Estacionários

Os Satélites Estacionários ou Geoestacionários, são aqueles que permanecem sobre um mesmo local da Terra, ou seja, são fixos.
Dessa maneira, as órbitas geoestacionárias são circulares contidas no plano equatorial, as quais acompanham o movimento de rotação da terra, apontando assim para o mesmo lugar. [...]

JOGO

DIAMANTES DA NOITE

VÍDEO

FOTOS E IMAGENS INTERESSANTES:
COMPARAÇÃO ENTRE OS TELESCÓPIOS HUBBLE E JAMES WEBB
MAIS SOBRE O JAMES WEBB
VIA LÁCTEA
Uma galáxia é um grande grupo de estrelas, poeira e gás presos juntos pela gravidade que se manifesta de diferentes formas e tamanhos. Nossa galáxia é conhecida por Via Láctea ou apenas por Galáxia (com G maiúsculo). O nome galáxia vem do grego gala (leite) que foi dado devido ao rastro de luz possível de ver em noites escuras que os gregos antigos chamavam de “Caminho do Leite”. Até o início do século XX, acreditava-se que a Galáxia era todo o Universo, porém após a descoberta de outras galáxias, o nome “galáxia” passou a ser utilizado para denominar qualquer galáxia.
Toda a Via Láctea está em movimento devido a conservação do momento angular da sua formação, o que significa que o Sol, assim como as outras estrelas, orbitam o centro da Galáxia. A órbita do Sol é de 225 milhões de anos e nossa distância até o centro da Galáxia é de 8 kpc (aproximadamente 26.000 anos-luz). (Para saber mais, INFOESCOLA.

FONTES:
https://atividade.digital/ed/views/busca_atividades.php?q=Astronomia&s=3
https://www.infoescola.com/astronomia/via-lactea/
https://super.abril.com.br/ciencia/james-webb-o-arqueologo-das-estrelas
https://www.todamateria.com.br/satelites-artificiais/
https://www.youtube.com/watch?v=THJhg4hFNLI
https://youtu.be/THJhg4hFNLI

Comentários

Postagens mais visitadas